Cor canela (castanho) nas aves

19 02 2013

Por vezes nos canários sem dimorfismo sexual surgem duvidas na sexagem dos indivíduos.

Mas existem alguns factores genéticos, tal como conhecendo os progenitores, que nos poderá indicar o sexo da ave.

O meu Yorkshire canela que foi campeão nacional até participar no campeonato sempre me pareceu uma fêmea, tendo em conta que os reprodutores eram meus, sabia desde logo que se teria de tratar de uma fêmea. Mais a frente indico porque razão tinha que se tratar de uma fêmea obrigatoriamente.

Yorkshire

Yorkshire Canela

Quando trouxe a ave para casa, notei logo no espigão enorme que tinha nada diferente de um Yorkshire macho que tenho. Para ajudar à confusão, cantava tanto como o macho.

Falando com colegas, todos me diziam que era impossível, e obviamente que seria algo inexplicável caso se tratasse de um macho.

Agora, a posição do espigão já está a mudar e começa a aparentar características de fêmea. A particularidade de cantar, pode acontecer em algumas fêmeas, já tive uma frisada do norte que cantava tanto como um macho, mas no dobrar o canto falha sempre ligeiramente.

O que acontece com os canários canelas é que esta cor está ligada ao sexo, daí ser muito fácil prever os resultados dos filhotes que os casais vão ter, podendo-se jogar os casais para obter resultados conforme as nossas expectativas.

De seguida fica os cruzamentos com aves canelas, ou portadores de canela.

Como nota fica a explicação do que é uma ave portadora de canela, trata-se de uma ave que não apresenta a cor canela visivelmente. Apenas os machos são portadores, as fêmeas ou são canelas ou não são, nunca são portadoras de canelas.

Cruzamentos e respectivos resultados:

1 – Macho Verde X Fêmea Canela — 50% machos verdes portadores canela e 50% fêmeas verdes

2 – Macho Canela X Fêmea Verde — 50% machos verdes portadores canela e 50% fêmeas canelas

3 – Macho Verde Portador de Canela X Fêmea Verde — 25% machos verdes portadores canela e 25% machos verdes puros, 25% fêmeas verde e 25% fêmeas canelas

4 – Macho Verde Portador de Canela X Fêmea Canela — 25% machos verdes portadores canela e 25% machos canelas, 25% fêmeas verde e 25% fêmeas canelas

O caso do meu yorkshire engloba-se no ponto 3, em que a mãe é verde e o pai era verde intenso, como tal para tirarem pássaros canelas, o macho tinha que ser portador, e neste caso os canelas que saíssem eram sempre todas fêmeas.

Não indico cruzamentos entre macho canela e fêmea canela, porque não se deve fazer estes cruzamentos, pois são aves débeis e fracas de pena, o ideal é sempre cruzar aves canelas com verdes para transmitir a carga genética da raça, especialmente nos Glosters.

Gloster Canela

Gloster Canela

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: