Preços – inflação

5 03 2013

Portugal passa por uma crise muito grande, em que possivelmente mais de 1/4 da população activa estará no desemprego, e muitos sem qualquer apoio social.

Em conversa com alguns criadores, em que em tempos referiam que ganhavam dinheiro com os passaritos, hoje em dia isso é muito difícil. O ganhar dinheiro com os passaritos é muito subjectivo, se as pessoas fizerem contas a todas as despesas, tomara que pague as despesas, quanto mais ganhar dinheiro. O nicho de criadores que poderão lucrar com as aves, certamente que não é no mercado Português que as vendem.

Antigamente as aves trabalhavam para arranjar dinheiro para o comer, agora são os criadores que têm de trabalhar para lhes pagar a comida.

Fui hoje comprar sementes e um saco de mistura light canários custou-me 23,50 euros (quanto mais perto de Lisboa, mais cara está), fui verificar nos meus registos quanto custava o mesmo saco em 2010 no mesmo revendedor, e esse mesmo saco custava 19 euros. Em 3 anos teve um aumento de praticamente 24%, é de facto bastante. De notar que ao contrario de todos os preços a subir, as aves ou mantêm o preço ou baixam de preço.

Um dos receios que me acompanha na criação das aves em Portugal, é no desaparecimento de algumas espécies que em tempos faziam parte dos aviários, mas dado o seu valor comercial reduzido, e a baixa procura, faz com que se perca o interesse por elas, por exemplo os bicos de chumbo. Os criadores tendem a reduzir as aves nos aviários para poupar e a ficarem com algumas mais raras e com comércio exterior, porque hoje em dia não se pode pensar em nenhum tipo de negocio sem conseguir escoar para países estrangeiros, pois Portugal está mal e caminha para pior a nível financeiro.

Boas criações!!

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: