Fígado?? Nem tudo o que parece é…

2 08 2013

Saber observar e analisar as aves é muito importante, nem sempre se encontra fotos justificativas dos problemas para ajudar os criadores.

Nesta altura costumam-me aparecer alguns canários jovens com o ventre parcialmente negro. Numa primeira análise poderia logo referir que era o fígado hipertrofiado. Mas em canários jovens o fígado ainda não está sobrecarregado devido aos excessos.

Ventre negro

Ventre negro

Então teremos de passar para outras hipóteses. Normalmente a acompanhar o ventre negro, o canário apresenta-se embolado com alguma palidez nas patas. Trata-se de um sintoma de anemia, logo a ave perdeu sangue. Possivelmente o negro deve-se ao sangue derramado no interior proveniente dos intestinos, esta minha conclusão só um veterinário a poderá corroborar, ou fazendo autopsia a alguma ave com este problema. Noutros anos chegaram-me a morrer alguns por eu pensar se tratar de problemas de fígado e não os tratei convenientemente.

Mais uma vez parece-me que se trata de um problema relacionado com a coccidiose pois os tratamentos que tenho feito a esses canários tem se baseado em Sulfadimetoxina, e os canários têm ficado tratados, passando a ter o ventre amarelinho numa semana. Convém também acompanhar de vitamina K.

Nunca esquecer que para a ave estar saudável tem que ter o ventre amarelinho (aves sem pigmentação artificial), qualquer outra cor que apareça, a ave tem algum problema, desde as estrias vermelhas (intestinos inflamados) a outras anormalidades.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: