Sementes Germinadas – Criação

28 05 2013

No inicio desta temporada andei a estudar alternativas às sementes germinadas. Por duas razões, uma delas o perigo de ganharem fungos, e a outra razão a chatice de ter de as preparar e fornecer varias vezes ao dia.

Então encontrei no mercado um produto que já falei anteriormente que substituía tanto o germinado como a papa. E comecei a criação com esse produto mas misturado na papa humedecida.

Rapidamente constatei que não era solução para mim, não me consegui adaptar a esta solução, nem os meus pássaros.

Voltei à equipa que ganha, que é o germinado, apenas com a diferença de este ano não misturar o germinado e a papa. Desta forma, ambos os produtos aguentam mais tempo sem se degradar.

A papa humedecida aguenta um dia inteiro.

Não sei criar canários de outra forma, as sementes germinadas na minha opinião são o “santo graal” na criação.

Sementes Germinadas

Sementes Germinadas

Uma forma que tenho para ver se as crias se estão a desenvolver bem é ver quantos dias demoram para serem anilhadas. Só como exemplo os meus frisados do norte têm de ser anilhados com 4 dias de vida (anilha 2.9mm), ao quinto dia já tenho de forçar bastante a entrada da anilha. A partir daqui podem fazer as vossas comparações.

Em conversa com alguns criadores mais experientes que eu, referem-me que fornecem as sementes para germinar (antes de serem germinadas) cozidas. Fazendo uma análise a qualquer alimento cozinhado, perde o valor nutricional, aliás, as sementes cozidas em nada ganham de positivo, possivelmente nem perdem o perigoso teor de gordura que apresentam.

Qual a vantagem quando se faz germinar o níger, a semilha, transformar sementes gordurosas em sementes altamente nutritivas e vitaminadas. Atenção que quanto mais pequeno o broto (rebento) melhor.

Algumas pessoas perguntam-me se forneço todo o ano sementes germinadas, a minha resposta é não. As aves na natureza não têm todos os alimentos disponíveis por igual em todo o ano. O que é que faz as aves começarem a criar, o aumento na abundância de alimento. É isso que também conseguimos simular em cativeiro.

Acções

Information

Deixe uma Resposta

