Criar canários à mão “palitada”

27 05 2013

Como já referi em tópicos anteriores as fêmeas quando não alimentam as crias é por terem alguma razão de maior que o normal procedimento de alimentar os filhotes.

Quando isso acontece, ficamos nós criadores em desespero por já prevermos o que vai acontecer às crias.

Isso acontece e sempre vai acontecer, temos é que saber dar a volta ao problema, ou aos problemas que existem no canaril, neste ponto também já dei dicas anteriormente.

Quando comecei a criar canários, via esta situação e a minha solução era a famosa “palitada” ou “seringada”, que nada mais é que ser o criador a dar comer às crias. Existem algumas papas no mercado para esse efeito.

Fiz isso apenas numa época de criação, e só fiz isso num ano pois constatei que não vale a pena andar a dar palitadas aos passaritos. Os passaritos criados à palitada nunca são a mesma coisa que pássaros criados pelos progenitores. Prefiro que as crias morram, tenho que ser sincero neste ponto. Vão ser sempre aves com problemas, fracas tanto a nível de saúde como aparência.

Não se trata apenas de uma opinião pessoal, mas sim opinião de vários criadores de canários.

O que faço para contrariar as situações de fêmeas que não alimentam é por exemplo colocar para nascimento no mesmo dia vários ninhos, apesar de não me agradar andar a trocar passaritos de ninho, pois se estiverem doentes vão contagiar os do ninho receptor. Mas em ultimo caso lá terá que ser.

Outro truque para que a fêmea vá alimentar as crias é, retirar o ninho provisoriamente durante uns minutos para a fêmea ir-se alimentar, na maioria dos casos a fêmea acaba por ir alimentar as crias. Tenho uma fêmea este ano que no inicio só alimentava as crias depois de lhe retirar o ninho por uns instantes.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: