Fêmeas não alimentam crias

19 04 2013

Fêmeas que não alimentam as crias, desalento dos criadores.

Neste tema, tenho uma teoria, em que eu acredito que não há más mães (excluindo obviamente algumas raças de canários de porte). O que eu quero dizer é que, se a canária não alimenta as crias tem razões para tal, poderá estar relacionado com alguma doença.

Quando há doença, os ninhos ficam sujos por dentro, por causa das diarreias. Quando os passarinhos estão saudáveis, o ninho tem de estar limpinho por dentro.

Mas não indo pela teoria de doença, podemos estimular as fêmeas para que vão dar comer aos passaritos.

O que eu faço é, durante o choco, os reprodutores apenas têm para comer a mistura base de sementes, e no dia em que vão nascer os passarinhos é que coloco quer seja a papa e o germinado (vou continuar a dar germinado), no fundo da gaiola para que as canárias percebam que têm algo novo para comer.

Porque razão faço dessa forma? Faço dessa forma para que a fêmea perca a febre do choco através destes estímulos apetecíveis, normalmente resulta.

Quando os passaritos morrem não podemos ir logo para uma situação de que estão doentes, a pintinha preta pode ser apenas fome, pela fêmea estar agarrada ao choco.

Nos casos em que realmente se verifique doença, costumo fornecer uma semana de “Sulfaprime” o que costuma resultar, pois nas posturas seguintes tudo corre bem.

Mas o importante é estimular as fêmeas no dia em que nascem as crias, a sair do ninho e perder a febre do choco.

Atenção que nem todos os passaritos comem no primeiro dia de vida por isso não há que desesperar, muitas canárias apenas começam a alimentar no segundo dia de vida.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: