Carpodacus Mexicanus 2013

15 04 2013

Mais um ano na criação desta ave e mais um ano de aprendizagem.

Quanto à alimentação parece-me que o ideal é fazer uma mistura 50/50 de mistura de canários com mistura de exóticos.

Os ninhos a utilizar são preferencialmente ninhos para canários, mas tenho um casal a criar dentro de uma caixa de exóticos. Este casal é um caso particular pois a fêmea foi me emprestada no ano passado, e nunca fez intenções de criar, trata-se de uma ave não anilhada em que sempre suspeitei não ter sido criada em cativeiro, daí ter colocado no viveiro exterior com um macho, nem estava a espera de ter resultados com eles, mas já têm duas crias, alimentam-nas muitas vezes com bichos da farinha.

Tenho outros casais, a maioria em viveiros com pelo menos 70cm de comprimento. Tinha um casal numa gaiola com 50cm e é para esquecer, faziam e desfaziam o ninho para alem de andarem em luta constante. Mudei esse casal para uma voadeira e no dia seguinte tinham o ninho feito, as guerras tinham acabado, passados três dias a fêmea começou a postura. Daí poder concluir que para esta espécie criar em gaiolas pequenas é complicado.

Carpodacus

Carpodacus

A fêmea faz a incubação dos ovos sozinha e não tem grande vontade que o macho esteja perto do ninho nessa altura, apesar de ele ajudar na alimentação das crias. O macho também gosta de gaiolas grandes para poder executar as suas danças para a fêmea. Atenção que o macho torna-se agressivo para as crias quando elas saem do ninho, é necessário separá-las logo por uma grelha para que continuem a ser alimentadas pelos reprodutores.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: