Inflamação zona ocular

27 03 2013

Uma lizard surgiu há duas semanas com uma inflamação na zona ocular, apenas numa vista. Muito raramente aparece algum canário no meu canaril com vistas inflamadas, normalmente causadas por poleiros sujos, alguns fungos etc.

Esta Lizard anda com os intestinos inflamados há bastante tempo, nem com probióticos, nem com antibióticos altera o estado, sendo que tem as fezes normais.

Está isolada numa gaiola de exposição há bastante tempo, os poleiros estão limpos, com toda a higiene possível. Mas ontem verifiquei que passou a ter as duas vistas inflamadas, e pelo comportamento da canária, tem comichão, pois coça a vista nos poleiros.

Inicialmente pensei tratar-se de algum tipo de micose e forneci-lhe um anti-fungos “Fungistop” na agua, algo que não fez efeito.

Pesquisando pela internet e comparando fotos dá-me a entender tratar-se de trichomonas, mas não consigo ter a certeza pois é doença que penso nunca ter tido nas minhas aves. Resumindo a canária apresenta dois sintomas, intestinos inflamados há bastante tempo e mais recentemente zona ocular inflamada.

Trichomonas? Alguma micose?

Trichomonas? Alguma micose?

Hoje iniciei-lhe um tratamento, directamente nas zonas inflamadas coloquei-lhe “Terricil” para inflamações oftalmológicas com oxitetraciclina como principio activo, para alem disso coloquei-lhe duas gotas de ivermectina. Na água coloquei-lhe “Flagyl” que é um anti-fungico com metronidazol como principio activo e “Sulfaprime”. Os tratamentos com anti-fungicos devem-se prolongar durante 15dias. Vamos ver se é desta que a canária fica curada.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: