Andorinhas já chegaram – Preparação reprodução

31 01 2013

E chegaram as andorinhas. Foi no dia de ontem que avistei as primeiras, para memória futura fica o dia 30 de Janeiro.

Nos últimos três anos tenho registado o primeiro dia em que avisto andorinhas na minha zona. Este ano foi a 30 de Janeiro, no ano passado foi a 25 de Fevereiro, e há três anos foi a 20 de Janeiro.

Chegada das andorinhas

Chegada das andorinhas

Cá está o sinal para juntar os casais para iniciar a reprodução. Já tenho todas as aves tratadas contra o piolho (já não entra mais nenhuma ave, gaiola ou transportadora no meu canaril), apenas irei fazer uma pequena prevenção (única fase do ano em que utilizo antibióticos) quanto a salmonelas, colibaciloses, mycoplasmoses, tudo como tenho feito nos anos anteriores, como tenho tido sucesso nas criações e sem grandes problemas, não altero a receita. O produto que utilizo tem na constituição sulfa, tetraciclina e trimetoprim, logo tem um largo espectro de tratamento mas em concentrações baixas.

Depois do antibiótico fornecido, há que restabelecer a flora intestinal com um probiótico, fornecer vitaminas do complexo B, evidenciando a importância de estar presente também as AD3EC+K, para a preparação da reprodução. A vitamina K é importante pois trata-se de um elemento fundamental para a biossíntese de factores da coagulação.

Não se esqueçam de fornecer cálcio, muito importante, as cascas de ostra e de choco não são suficientes para uma correcta formação óssea. Neste caso têm que gastar mais algum dinheiro e comprarem um cálcio bom, pois o que normalmente é barato, é constituído por cascas de ostras moídas. De futuro irão notar de certeza a diferença nas aves.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: