Piolho e ácaros

20 01 2013

Agora que estamos na fase da preparação para as criações, e tendo em conta que já terminaram as exposições (excepto para quem vai participar no campeonato do mundo), está na altura de fazer uma limpeza nos canaris quanto ao piolho e ácaros para que tenhamos uma época de reprodução sem problemas a este nível. Todos os anos repito este assunto.

Hoje tive a visita de um amigo criador que me referiu que utiliza o “insectornis” líquido directamente nas aves, alertei-o para não o fazer, por experiência própria tal como já referi num tópico anterior, não o façam. Repito novamente, não utilizar o “insectornis” líquido nas aves, serve apenas para pulverizar instalações e equipamentos.

O que uso é a ivermectina, tentem arranjar nalguma loja onde possa dispensar alguns centímetros cúbicos (pois um frasco fica dispendioso e é excessivo), por exemplo 4cc dá para tratar 200 aves, a aplicação é fácil, pingar uma a duas gotas na zona atrás da cabeça sem penas. Repetir o tratamento passados uns 14 dias.

Ivermectina

Ivermectina

“Ivomec” é o nome da marca, o principio activo é a ivermectina, logo existem várias marcas, o que interessa é o principio activo.

A ivermectina entra na corrente sanguínea da ave. Quando o piolho pica a ave, o produto afecta o piolho a nível cerebral provocando a sua morte, ao fim de dois dias praticamente estão todos os piolhos mortos.

A ivermectina tem um período de efeito protector nas aves em redor de seis meses, pelo que me tem sido referido e pelo que tenho notado. Pode ser aplicado durante a criação, mesmo nas crias com poucos dias, nunca notei efeitos nefastos.

Alguns criadores Brasileiros têm referido que a ivermectina potencia a fecundidade das aves, mas neste assunto não posso acrescentar nada, mesmo considerando tratar-se de crença até prova em contrário.

Para alem de eliminar o piolho, também elimina os ácaros da traqueia, sintoma que se nota muitas vezes em aves que ficam abrindo e fechando o bico repetidamente. Esqueçam a famosa asma das aves, quando uma ave tem dificuldade em respirar, poderá ser ácaros da traqueia na maior parte dos casos, e que se trata com a ivermectina para além de se ter que melhorar a limpeza e condições de ventilação dos canaris. Ou então caso não passe após aplicação da ivermectina, poder-se-á tratar de mycoplasmose, que se poderá tratar com doxiciclina. Algumas aves obesas também evidenciam os sintomas de abrir e fechar o bico com falta de ar, neste caso, uma dieta é o que basta para a melhoria física da ave.

Sigam o meu conselho, esqueçam os restantes produtos contra o piolho e ácaros.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: