Intenso Vs Nevado

14 01 2013

Algumas pessoas têm vindo a apresentar-me esta dúvida, o que é um pássaro intenso, e o que é um pássaro nevado.

Dois melânicos - esquerda intenso, direita nevado

Dois melânicos – esquerda intenso, direita nevado

A diferença está tanto no comprimento da pena, tal como na coloração ou não da pena até à ponta.

Explicando melhor e de maneira mais simplificada, uma ave intensa tem as penas na totalidade até à ponta com coloração, enquanto que uma ave nevada, tem na ponta final das penas falta de coloração, consegue-se perceber bem pelo desenho seguinte.

Diferença das penas

Diferença das penas

Outra aspecto que difere nos intensos e nevados é o comprimento das penas, uma ave nevada tem as penas mais compridas que uma ave intensa, daí saber-se que uma ave nevada é sempre mais volumosa do que uma intensa. Este aspecto percebesse bem nos Glosters, em que se pretende aves redondinhas, normalmente são os nevados com formas mais redondinhas.

Também a pena intensa é mais rija que a pena dos nevados.

Porquê utilizar aves intensas, por exemplo nos Glosters?

Em muitos criadores com certeza que já lhe apareceram aves com quistos, isto tem muito a ver com o tipo de pena que as aves têm, a constante utilização de aves nevadas vai provocar a formação de penas moles e macias, para alem de compridas, o qual vai dificultar o rompimento da pena na pele nos folículos enrolando no interior. Os quistos não são mais do que penas que não conseguiram romper, desenvolvendo-se no interior da ave provocando infecção e formação do quisto.

O melhoramento das penas das aves é algo muito importante, e consegue-se com a introdução das aves intensas de pena curta.

Todos sabemos que os Glosters querem-se redondinhos e cheinhos, mas nem sempre podem ser assim, existem intensos muito valiosos que nada são assim, mas pelo facto de terem penas curtas são de grande valor no trabalhar da pena nas aves.

Nos Lizards existem alguns dourados (intensos) com alguma nevadura, é comum surgir, há que saber trabalhar e experimentar os resultados da utilização dessas aves.

Quanto aos azuis, atenção que existem aves intensas e aves nevadas, nem todas são intensas como muita gente pensa.

Nos Frisados do Norte, existem aves intensas, nos amarelos devido ao frisado, pode ser de difícil distinção, mas normalmente utilizam-se com pares já com frisado em exagero, mas regra geral utilizam-se casais nevados.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: