Enterites nesta altura

24 11 2012

Esta fase do calendário é algo propicia ao aparecimento de alguns canários com o ventre avermelhado, intestinos inflamados e até alguns casos de diarreia.

São algumas enterites, provocadas pela diminuição do sistema imunitário da ave, por aumentos de humidade, baixas temperaturas, desenvolvimento de fungos.

No meu caso como não aplico antibióticos excepto antes da criação ou em casos extremos. Quando surgem estes casos, isolo as aves e faço-lhes uma dieta que já referi diversas vezes em tópicos anteriores.

Na alimentação, analiso caso a caso, nas situações de diarreia, passo a fornecer apenas alpista e Nutribird C15, nos outros casos menos graves mantenho a mistura. Para todos eles forneço maçã golden, na minha opinião, é a muleta das aves doentes nestas situações, vai hidratar e alimentar, pois com as diarreias a ave necessita de electrólitos  e a maçã golden fornece. Mais tarde forneço também papa com o probiótico, cálcio, spirulina, um multi-vitamínico, e levedura de cerveja.

Depois na água, forneço vitaminas, aminoácidos e um probiótico (estou a usar produtos da “Ornipharma”. Atenção aos probióticos que usam, alguns mais baratos já me foi referido que as bactérias agrupam-se com as nocivas tornando as situações extremamente graves.

Na aquisição de probióticos não se pode olhar muito ao preço, pois é a base do bom funcionamento intestinal da ave.

Nota: nunca se usa ao mesmo tempo um antibiótico e um probiótico.

Alguns criadores nesta fase já forneceram aos canários antibióticos, alguns logo em Setembro o fazem. No meu caso só o faço em Janeiro ou Fevereiro para uma limpeza antes da criação.

Tenho como principio este método, pois como ainda há exposições em Dezembro e as aves podem vir com algum problema faço a limpeza depois, também é vantajoso para quem me compre aves, pois mais tarde pode fazer o tratamento que desejar à ave, sem a sobrecarregar, colocando-a em pé de igualdade com as que já tem no seu plantel.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: