Recuperação das aves após exposições

7 11 2012

As exposições são muito importantes para os criadores conseguirem mostrar ao público o seu trabalho de um ano. Na minha opinião é fundamental participar.

Mas as aves que participam sofrem sempre bastante por diversas razões.

O stress proporcionado é logo um dos principais factores para que o seu sistema imunitário se altere e a ave enfraqueça. Desde o transporte das aves, à quantidade de pessoas que passam em frente às gaiolas, as crianças a correrem dentro dos pavilhões, o aumento das horas de luz, etc, etc. Mas isto é algo inevitável.

Agora existem outros factores que podem ser corrigidos e melhorados.

Um ponto que não me satisfaz são as novas gaiolas descartáveis utilizadas nos canários, estas gaiolas têm uma desvantagem, não possuem grelha de fundo, as aves ficam em contacto com as fezes, e ao fim de uma semana estão todas sujas (parece-me que há uns anos em Espanha vi esta solução com grelha de fundo, tenho de confirmar).

Outro ponto, este muito grave, e que ainda se faz em muitas exposições nacionais, é de andar a colocar agua nos bebedouros através de um balde, onde todos os bebedouros e a mão da pessoa que os enche, são mergulhados, basta uma ave estar doente para contaminar todos os outros. É um procedimento arcaico, muito fácil de mudar, basta utilizar um jerrican com uma torneira (até mais prático que o balde), assim dessa forma não há contagio. No campeonato do mundo em Espanha, tinham uma solução idêntica à que estou a exemplificar.

Na ultima exposição em que participei vieram algumas aves doentes, uma delas bastante embolada. Normalmente o que faço após exposições, é colocar um multi-vitamínico, onde acrescento complexo B, um promotor do sistema imunitário e um probiótico, para além de mistura e um pouco de papa com probiótico, forneço no dia seguinte maçã golden.

Passados três dias, as aves que estavam emboladas, com os intestinos inflamados, estão muito melhores.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: