Doença desconhecida… Fungos

12 10 2012

Tenho um Frisado do Norte deste ano que desde o inicio da muda da pena andou sempre embolado, com aparente anemia (nota-se pela palidez de patas e bicos), com os intestinos inflamados, mas apresentava fezes normais, outro sintoma é de descascar mal as sementes e estragar muita comida.

Apliquei-lhe uma série de tratamentos, desde probióticos, antibióticos dos quais sulfas, trimetoprim, tetraciclinas, usei até o ESB3. Como à partida seria uma ave perdida, fiz todo este tipo de experiências, tendo em conta que não mandei analisar as fezes. Nunca melhorou com estes tratamentos.

Tinha cá “Mycostatin”, sim o medicamento usado para as aftas, e comecei-lhe a dar. Tratamento esse no mínimo de 15 dias, e finalmente vejo melhorias na ave.

Mycostatin

Em principio o problema da ave poderá ou poderia ser fungos, o “Mycostatin” actua como anti-fungico.

Quanto às dosagens, coloquei 6-8gotas num bebedouro de 50cc, volto a frisar que o tratamento tem de ser pelo menos 15 dias ou mais, seguido de vitaminas do complexo B e algum probiótico.

As aves podem apanhar fungos nas papas, germinados, bebedouros, etc. É muitas vezes o inicio de todos os problemas de doenças nas aves, que depois são afectadas pelas doenças oportunistas.

Outro medicamento que se usa para combate aos fungos é o “Flagyl”, que em Portugal só se encontra disponível em comprimidos, este medicamento é muito usado também na aquariofilia para o combate de fungos.

Tenho conhecimento de alguns criadores que todos os anos fazem um destes tratamentos a todos os canários.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: