Bebedouros automáticos

6 07 2012

De ano para ano a criação das pequenas aves tem sofrido grandes evoluções.

Muitas vezes ficamos a pensar e concluímos que a maior parte do tempo que passamos com os nossos passarinhos é a trabalhar para eles e não a admirá-los.

Como tal algumas soluções têm surgido para nos facilitar a vida de forma eficaz.

Um dos casos são os sistemas de distribuição de água e bebedouros automáticos. Utilizo nas voadeiras comunitárias e em algumas gaiolas de aves individuais, ainda não generalizei em todo o canaril mas talvez de futuro será isso que farei.

Bebedouros automáticos

Bebedouros automáticos

Como normalmente não adiciono nada na água, apenas nas papas, este sistema funciona muito bem. Mesmo quando necessitamos de algum tratamento ou mesmo colocar uma vez por semana vinagre de cidra, é retirar o bebedouro automático de pipeta e colocar um bebedouro normal.

Quanto à habituação das aves, é realmente fantástico a inteligência e essencialmente a curiosidade que os leva instantaneamente a descobrirem como podem retirar a agua da pipeta. De qualquer maneira convém deixar  o bebedouro normal durante mais uns dias. Um truque que pode ser utilizado para as aves descobrirem a agua na pipeta, é deixar uma gotinha de agua na pipeta.

Nos sistemas que montei, estão ligados directamente à rede pública, mas aplico sempre um reservatório de 10Litros (com sistema de bóia) pois na minha localidade há cortes de abastecimento de água com regularidade e como tal 10Litros é suficiente mesmo que o corte demore algumas horas. É realmente um excelente sistema para quem quer ir de férias descansado.

Reservatório 10L

Reservatório 10L

A água mantém-se sempre limpa pois o circuito é fechado, e os tubos opacos, não existindo contacto nem com o ar nem com luz.

De baixo das pipetas coloco um balde ou outro recipiente para apanhar a agua que pinga das pipetas devido aos canários passarem lá a vida a tentarem-se banhar, aquilo é um grande divertimento para eles.

Algumas pipetas por vezes pingam logo de novas, o problema está nas soldaduras de plástico que ficam muito pronunciadas não deixando as borrachas vedarem, mas é de simples resolução, com uma faca retira-se esse excesso das soldaduras, e fica resolvido. Atenção que deve-se colocar sempre um filtro antes das pipetas para que algum grão de areia que venha da rede fique lá retido e assim evitando entupimentos das pipetas.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: