Morte de canários novos já separados

21 06 2012

Não pensem que não me morrem também canários novos, e que tudo me corre às mil maravilhas.

Ontem foi um dia que não me acontecia há algum tempo, morreram-me vários canários novos.

Tinha um ninho com três Glosters com cerca de 6 dias, já para serem anilhados, anteontem estava um no fundo da gaiola, e via demasiadas vezes o macho em cima dos passarinhos, este macho nas posturas anteriores tive que o separar da fêmea pois passava o tempo a pica-la. De qualquer das formas penso que o que se passou foi o facto do macho não sair de cima dos passaritos e também não saber lá muito bem estar em cima deles, e a tarde estavam dois mortos, um dos quais com o papo cheio. Parece-me que neste caso posso culpar-me por não ter tirado de lá o macho. Apesar de alguns machos substituírem a fêmea no ninho, não vale grande a pena que o façam, pois não é por a fêmea ficar fora do ninho alguns minutos que os ovos ou os passarinhos vão arrefecer.

Morreram-me ainda dois frisados do norte. Um era irmão do canário recuperado do tópico anterior, o que me leva a concluir que era um problema que já vinha da fase em que estavam com os pais. Este canário estava separado numa gaiola com o irmão que recuperou, não devia ter feito dessa forma, pois o irmão pode muitas vezes não o ter deixado ir comer e assim o pássaro ficou mais fraco e morreu. Pássaros doentes devem ser isolados cada qual numa gaiola.

O outro frisado que me morreu… quando à tarde fui tratar dos canários, vi que estava um frisado num canto da voadeira a sacudir a cabeça como se tivesse engasgado, tentei espantá-lo sendo que voou. Passado uns minutos ouço um barulho a embater no fundo da voadeira, era o canário que tinha caído, agarrei no bicho para ver o que se passava, o ventre não apresentava nada de especial, estava um pouco borrado, o que pode acontecer por embater em algo, e acabou por morrer na minha mão. Neste caso não sei mesmo o que se passou com o bicho, se se assustou com alguma coisa e bateu com a cabeça, ou se era algum problema congénito. Era o único filho que um casal que tenho tirou.

Não podemos desanimar, morrem e sempre morrerão pássaros. Mas fico sempre desgostoso quando isto acontece, ainda por cima tudo num dia. É que chegam a passar semanas na criação em que não perco qualquer passarinho. Nem gosto muito de falar nisso para não agoirar.

Acções

Information

Deixe uma Resposta

