Canários novos – diarreias na separação dos pais

15 06 2012

Alguns canários novos após a passagem para as voadeiras, começam a apresentar sinais de não estarem a 100% de saúde. Alguns já vêm com problemas da fase em que estavam a ser alimentados pelos pais, outros adoecem já nas voadeiras, resultado de algum stress ou dificuldade em habituação ao novo estilo de vida independente, onde têm por vezes de competir por comida com os canários dominantes.

Os sintomas mais fáceis para observar que um canario está doente, é logo o facto de estar embolado, com os olhos semi cerrados, estar a dormitar de dia com as duas patas no poleiro (canário saudável dorme apenas com uma pata no poleiro).

Nos Frisados do Norte é ainda mais fácil verificar que estão doentes. É usual o Frisado do Norte quando está doente, ficar com as penas lisas isto é, sem o frisado.

Frisado novo doente

Frisado novo doente

O diagnóstico final passará sempre por apanhar a ave e verificar o estado do abdómen, que deverá estar amarelinho, se estiver negro, avermelhado, com os intestinos a verem-se (inflamados), algum problema terá concerteza a ave, e que em principio implicará diarreia.

O que costumo fazer nestes casos, é separar a ave para uma gaiola mais pequena, e forneço-lhe na agua um complexo vitamínico e um probiotico solúvel na agua. A alimentação passa a ser apenas aveia descascada e alpista até terminar a diarreia. Vou lhe dando também um pedaço de maçã golden diariamente para retemperar as perdas de electrólitos por causa da diarreia. Em principio em poucos dias vemos melhorias nas aves, e ao fim de uma semana volto a dar a mistura passando a ter a dieta normal.

Frisado novo saudável

Frisado novo saudável

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: