Balanço da criação

26 05 2012

Ainda falta perto de dois meses para terminar a criação, este ano tem existido muito poucos contratempos, apenas o calor e a falta de humidade prejudicou um pouco, algo que se consegue dar a volta.

Felizmente não tive este ano piolho no canaril ao contrario do que se passou no ano passado. No ano passado foi mesmo uma catástrofe na parte final da criação, ano anormal, pois há muitos anos que não tinha piolho no canaril. No final da temporada do ano passado tinha todos os canários com ivermectina, logo dessa forma não era possível o piolho se manter por cá. Os pássaros que andaram nas exposições também levaram ivermectina, resultou, zero de problemas a esse nível.

Quanto a perdas de progenitores, sempre morre um ou outro pássaro, mas nada como em outros anos, que acontecia muito nos lizards devido a obesidade.

Nas crias, tirando os ovos que não eclodiram por falta de humidade, a mortalidade foi muito baixa, morreram alguns lizards de um casal em que a fêmea os esmagava literalmente, de forma que ficavam com defeitos nas patas, as patas ficavam abertas para os lados, os filhos dessa canaria que coloquei noutro casal, não têm defeitos.

De resto sempre morre um ou outro, mas nada de especial. Tive talvez dois ninhos em que os pais deitaram fora as crias, procedi à correcção do problema, nestes casos teve mesmo de ser com antibiótico, e na segunda postura, criaram os pássaros todos sem qualquer problema.

Em média tenho ninhadas de três a quatro canários o que é muito bom, alguns casais só vão fazer duas posturas, não vale a pena criar muitos pássaros. E sempre se poupa na saúde dos progenitores.

Quanto aos carpodacus, tenho poucos, e esta noite acabou por morrer uma fêmea.

Deixo de seguida algumas fotos da passarada deste ano.

Frisados do Norte 2012

Frisados do Norte

Lizards 2012

Fêmea que participou no Mundial 2012

Frisados do Norte e Glosters Consort 2012

Carpodacus Mexicanus 2012

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: