Calor Vs Papa e sementes germinadas

9 05 2012

Continuo a achar que a papa com as sementes germinadas é o melhor alimento que existe para os canários, especialmente na altura da criação.

Mas este alimento apesar de excelente, pode ser fatal para os nossos pássaros.

Para alem da preparação das sementes germinadas que já escrevi num artigo anterior, o tempo que a mistura das sementes com a papa fica disponível dentro da gaiola das nossas aves pode ser muito problemático.

Para mim se estivesse frio todo o ano era o ideal para criar canários, normalmente o tempo quente é sempre mais desfavorável. Nisso está implícito o tempo de duração da papa com as semente germinadas. O problema que falo é de azedar. Com o tempo quente, em pouco tempo começa a azedar, e isso é muito negativo.

Temos que controlar a quantidade desta mistura que disponibilizamos aos nossos casais com passaritos. Tem que ser uma quantidade que os pássaros consigam comer tudo antes de começar a azedar. Muita gente deixa esta mistura dentro da gaiola logo de manhã para durar até ao final da tarde, este acto é condenar a partida tanto os progenitores como as crias.

No meu caso costumo dar uma quantidade que eles comam tudo no máximo de duas horas, isto em tempo quente, em tempo frio até coloco mais um pouco pois a mistura não azeda assim tão facilmente.

Por exemplo para um casal de Frisados do Norte com três ou quatro crias coloco duas colheres de sopa de sementes germinadas e metade de uma colher de sopa de papa. Para Glosters podemos até colocar menos. Mas isto tem que ser medido pelo próprio criador em função de cada casal, tendo como horizonte o tempo que eles vão levar para comer tudo.

Sementes Germinadas

Papa seca

Mistura – 2 colheres sopa de sementes + 1/2 colher de sopa de papa seca

Quem não tem tempo para preparar e fornecer convenientemente este alimento, aconselho mesmo a esquecer e optar por outras soluções que existem, papas cria, granulados cria.

Existem agora alguns granulados que substituem esta mistura, no meu caso uso apenas como complemento, estou a usar o Nutribird C19, está sempre à disposição, o revendedor refere-me que se 50% da alimentação das nossas aves for o Nutribird que não precisam de cálcio extra, para além do completo mapa de vitaminas presente.

Mas como sempre criei com a papa e sementes germinadas e tenho tido sempre bons resultados, e dado estes granulados serem ainda muito recentes, mantenho o meu cepticismo até ver resultados efectivos e concretos apenas com os granulados.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: