Bicos de Lacre

9 05 2012

Mais que um criador de canários, considero-me um coleccionador de aves dada a quantidade de espécies diferentes que tenho, e na maioria já consegui criar.

Os simpáticos Bicos de Lacre não fogem à regra.

Nos meus viveiros exteriores sempre tive Bicos de Lacre, e há uns 4 ou 5 anos depois de ter colocado uns cedros vivos num dos viveiros, estes passarinhos fizeram ninho, mas nunca pensei que desse nalguma coisa.

Ninho Bicos de Lacre no Cedro

Passado uns tempos comecei a ouvir um barulho estranho vindo de dentro do ninho, quando fui ver tinham passarinhos mas já crescidos, não conseguiria já anilhar com 2.0mm (nada fáceis de retirar de dentro do ninho).

E eis que se safaram três crias (duas delas na foto seguinte):

Crias Bico Lacre

Bicos de Lacre

Há dois anos voltaram a criar e mais uma vez quando dei por eles já eram crescidos, mais três crias. Um deles nunca pensei que se safasse dado ser muito mais pequeno que os irmãos, e de já não se manter no ninho mas é impressionante a resistência destes pássaros.

Voltaram a nascer mais umas ninhadas mas têm morrido com menos de cinco dias, é nessa fase que são mais frágeis, ainda não consegui perceber porque têm morrido com esse tamanho.

Agora, as crias nascidas nos meus viveiros já criam dentro das caixas dos mandarins, mas nestes casos ainda não consegui safar nenhum, ou não nascem, ou morrem pequeninos.

Bicos de Lacre

Esta semana morreu uma fêmea com um ovo atravessado.  Não tenho casais de bengalins, mas para quem tenha acho que é uma óptima opção para tirar bicos de lacre.

Parece-me que apesar de ser uma ave comunitária, na altura da criação picam-se na cabeça e pescoço entre eles.

Acções

Information

2 responses

22 05 2012
Luís Lourenço

Muitos parabéns pelo sucesso na criação destes exóticos.
Forneça bastante alimento vivo na criação, as baixas que teve pode ser derivado a isso.

Abraço,

Luís Lourenço

http://lourencoaves.blogspot.pt/

31 05 2012
avesabrigada

Obrigado caro Luís Lourenço, este ano ainda não dei por nascer nenhum, e já me morreram duas fêmeas a pôr, para alem disso andam vários com o pescoço depenado, não sei o que se passa mesmo, talvez o problema esteja na nova mistura que lhes estou a fornecer menos painço e mais alvo, vou alterar para a mistura antiga que lhes dava.
Cumprimentos

Deixe uma Resposta

