Inicio postura e choco

14 03 2012

Já tenho algumas canárias na postura, por curiosidade a primeira canária que começou a pôr este ano foi a mesma do ano passado, em dezenas de casais que tenho, é bem curioso.

Lizard choco

Este ano como já fiz referência comecei mais tarde, mesmo assim não tive canárias a meter ovos nas grelhas, antes de ter colocado os ninhos.

Vamos ver se este ano a percentagem de ovos não galados da primeira postura diminui. Tenho visto os machos a galar, como tal, parecem-me bem preparados. Neste momento vejo os Lizards e Glosters mais adiantados, os Frisados continuam a fazer os ninhos, mas só tenho ainda uma Frisada com ovos.

Frisada do norte no choco

Estou com a ligeira sensação que os ovos estão um pouco mais pequenos, muitas vezes é só sensação nossa, estão com uma média de três ovos por postura, se nascessem todos era muito bom.

Devido a esta pequena sensação minha, estou a fornecer cálcio (forneço sempre) e um complemento vitamínico promotor da reprodução na papa para ver se é mesmo sensação minha, ou se à lá alguma carência. Algumas vezes os promotores de cria em excesso, fazem as fêmeas por também ovos em excesso.

Até agora duas fêmeas meteram ovos nas grelhas depois dos ninhos já feitos, num dos casos, consegui ainda aproveitar o ovo, e coloquei um de plástico no ninho, os ovos seguintes já foram colocados no ninho pela canária, algumas canárias novas são inexperientes e podem fazer isto, basta o estimulo de verem o ovo no ninho para corrigirem a colocação dos ovos.

Este ano forneci vitamina E apenas dos complexos vitaminicos, e não em separado, vou ver o resultado da primeira postura. Caso se verifique poucos nascimentos, vou dar vitamina E, mas em menos quantidade, tenho algum receio da vitamina E em excesso, é algo que tenho de confirmar no uso em excesso da vitamina E de afectar negativamente os pássaros, parece-me que os pode afectar a nível neurológico e órgãos internos, mas é algo que não tenho conhecimentos suficientes para poder afirmar, mas parece-me que perdi alguns canários no ano passado por uso excessivo da vitamina E, incluindo a canária campeã nacional.

Acções

Information

One response

5 10 2015
Duarte Matos

Gostei porque já tive o mesmo problema e gostava de saber qual foi o motivo.

Deixe uma Resposta

