Minha Visita ao Mundial em Espanha – Comentário extra aves

24 01 2012

Já desde 2006 que não ia visitar nenhuma exposição a Espanha e então decidi ir até a Almería aproveitando para visitar algumas cidades do sul de Espanha.

Logo das primeiras comparações que fiz foi nos preços dos combustíveis, e na verdade muitas das vezes a comunicação social coloca veneno e exagera na realidade, só como exemplo, o gasóleo na BP de Monte Gordo estava a 1,41Euros, e em Espanha o mais barato que encontrei foi a 1,35Euros na CEPSA, realmente é mais barato, mas com certeza que quem mora junto a fronteira não compensa ir a Espanha atestar o depósito. Nas bombas dos hipermercados Portugueses estão praticamente ao mesmo preço dos combustíveis em Espanha.

Outro comparativo que fiz foi nos preços dos carros, como por exemplo o Volkswagen Polo custa a partir de 10.000euros em Espanha, e em Portugal custa a partir de 13.700euros.

Andei praticamente sempre por auto estrada em Espanha e não apanhei nenhuma com portagens (em Portugal é o que sabemos), todas as estradas são acompanhadas com muita informação, ninguém se perde em Espanha como costuma acontecer em Portugal. Existem muitos radares de controlo de velocidade (algo que consegui verificar com o meu GPS) mas ao contrário de Portugal onde os radares são basicamente no intuito de caça à multa, em Espanha os radares servem de prevenção, e estão em locais nos quais existe informação antes da presença de radar.

Em 95% dos casos os Espanhóis respeitam as regras de transito, isto é, cumprem limites de velocidade, nunca ultrapassam pela direita, fazem piscas. Sempre que via um carro a ultrapassar pela direita, curiosidade ou não, tinha matricula Portuguesa. Os 5% que não respeitavam as regras tinham carros de alta cilindrada (possivelmente jogadores de futebol Portugueses a jogar em Espanha (ahaha)). Fiz mais de 1500kms em Espanha e não apanhei nenhum acidente.

Vi sem dúvida uma grande cultura de civismo, que nunca imaginei, pois tinha outra ideia dos Espanhóis, fui a um hipermercado em Espanha, e existia duas filas únicas para as caixas e as pessoas depois eram encaminhadas para as 50 caixas, seguindo o numero que lhes era atribuído, ninguém passava a frente de ninguém.

As refeições em Espanha para além de não se comer nada de especial, excepto as tapas com os enchidos, queijos e calamares, são muito mais caras que em Portugal. No Macdonalds o Macmenu com o Big Mac custa em Espanha 5,65euros e em Portugal  4,95euros.

Entrei em alguns museus e apenas num é que tive de pagar, em Portugal antigamente não se pagava nos museus ao domingo, agora paga-se sempre.

Tudo isto dá que pensar.

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: