Poleiros

6 01 2012

Decidi escrever este artigo por achar ser bastante importante o material que se utiliza nos poleiros tendo em conta a sua facilidade em lavar e desinfectar.

Em todas as minhas gaiolas de criação utilizo poleiros de plástico, mas nas voadeiras, antigamente, utilizava poleiros de madeira como os da foto seguinte:

Poleiro madeira

Como se pode ver na foto, um tanto ou quanto conspurcado.

Surgiram-me alguns casos de canários com micoses, e outros com sarna nas patas. São problemas contagiosos, e dado as caracteristicas do material dos poleiros (madeira), poroso e de dificil desinfecção maior a facilidade de propagação, decidi de à dois anos para cá, mudar todos os poleiros de madeira para tubo VD, o comum tubo de electricidade.

Este tipo de poleiro em tubo VD só tem uma desvantagem, para gaiolas de criação não deve ser usado porque torna a gala mais dificil, de resto as aves têm uma pequena dificuldade inicial a adaptar-se. Trás outra vantagem em algumas raças de canários, que é na correcção da postura, no meu caso particular nos Frisados do Norte permite corrigir o posicionamento.

Poleiro tubo VD

Deixo aqui também a forma de tratar os dois problemas que mencionei no artigo.

Sarna trata-se simplesmente com ivermectina.

Quanto às micoses dos bicos utilizei o “Fungistop” da “Avizoon” tendo resolvido o problema, sendo que se o problema estiver já muito adiantado pode criar deformações no bico, se for combatido numa fase inicial à partida o bico não ficará deformado. As micoses no bico têm um aspecto ceroso (amarelado).

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: