Ventilação

26 12 2011

Um dos pontos mais importantes num local onde existem aves, é um bom sistema de extracção/renovação de ar.

Os locais pouco ou nada ventilados são propícios a desenvolver problemas do foro respiratório nas aves. E quando falo nas aves também o criador é afectado pois vai estar nesse ambiente diariamente.

Vemos as fêmeas no choco a abrir e a fechar o bico, estão com problemas respiratórios, muitas das vezes provocados por ácaros. Também o varrer do chão com vassouras de forma muito enérgica vai provocar o levantamento de poeiras e arrastar a enormidade de ácaros que por lá se passeiam.

Como tal, um eficaz varrivamento geral de um canaril por um bom sistema de ventilação será um bom caminho para reduzir numa enorme percentagem os problemas respiratórios tanto das aves como dos criadores.

Só como exemplo deixo aqui uma foto de como está a parede exterior no local do extractor do meu canaril.

Ventilação

A parede encontra-se cheia de sujidade, a ventilação está praticamente todo o dia ligada, sendo desligada à noite para os animais poderem descansar em tranquilidade.

Existem algum aparelhos de tratamento do ar, mas como tenho praticamente extracção de ar de 100% não se justifica um aparelho desses, excepto os denominados “air free” que possivelmente será a minha próxima aquisição. Segundo a descrição do aparelho, mata eficazmente a maior parte dos ácaros.

Como sofro de alergia aos ácaros poderá ser uma mais valia. De qualquer forma no ano passado com o sistema de ventilação que tenho não tive grandes problemas respiratórios.

Nunca esquecer que acima de tudo está a nossa saúde, sabemos que existem muitas pessoas com alergias, eu sou um desses casos (só não sou alérgico às penas), e consigo manter os pássaros sem que isso afecte a minha saúde, e quando estou a proteger a minha saúde estou também a proteger a saúde das minhas aves.

Acções

Information

Deixe uma Resposta

