Lizards – Oxidação

29 06 2011

O Lizard é efectivamente um canário muito complexo para ser preparado para as exposições. A oxidação de patas e bico são aspectos muito importantes na apresentação a concurso.

O sol é um dos pontos fundamentais na obtenção de um pássaro bem oxidado. Os meus Lizards têm uma especial pré-disposição para se colocarem a apanhar banhos de sol.

Lizard apanhando banhos de sol

Alguns criadores conseguem diariamente colocar os seus Lizards directamente ao sol, pois o sol que passa por vidros, tem a desvantagem de os raios UV serem filtrados. No meu caso não me é viável ter esse procedimento diário, e como tal os meus Lizards o sol que apanham é filtrado por vidros.

Nos anos anteriores, verifiquei, dado ter duas voadeiras em dois espaços diferentes, um deles com menor exposição solar, e a outra voadeira no canaril que tem exposição solar durante toda a manhã, que os Lizards que apanharam mais sol tiveram problemas nas penas, tornando-se pássaros Feos, muito negativo nos Lizards. Os melhores Lizards que tive foram os que tinha na voadeira com menor exposição solar.

Este ano tenho utilizado um suplemento que efectivamente resulta, os Lizards estão a ficar com uma excelente oxidação, em pequenitos eram muito, mas mesmo muito escuros, não podendo descartar a excelente linha de progenitores que possuo, esse sim o principal “suplemento” para se ter as patas e bicos o mais escuros possíveis.

Lizard que ainda não apanhou sol – deficiente oxidação

Lizard que tem apanhado sol – já com oxidação

Tenho lido alguns artigos falando de uma planta em que se utiliza as folhas secas para melhorar a oxidação, essa planta é a “Polygonum Aubertii”, nunca utilizei, por um simples motivo, porque nunca a encontrei. Mas pretendo plantar no meu quintal para experimentar se efectivamente é assim tão grande a diferença com a sua utilização.

Polygonum Aubertii

Acções

Information

2 responses

1 02 2012
Carlos Santos (karsan)

Boas, comprei-lhe um casal de Lizards na expo de Vila Franca de Xira. ( COV )
Diz-me por favor qual é o nome em Português da: Polygonum Aubertii, e onde poderei adquiri-la?
Desde já o meu muito obrigado.

Abraço.

Carlos Santos

1 02 2012
avesabrigada

Bom dia caro Carlos
Espero que tenha ficado contente com os passaritos.
Já corri algumas estufas pela zona centro, pedi para mandar vir mas nunca mais me disseram nada, entretanto como fui ao mundial em Espanha e estavam lá a venda, comprei lá.
O nome comum não sei, mas por “fallopia aubertii”, ou “poligonum aubertii” nas estufas é conhecida.
Cumprimentos

Deixe uma Resposta

