Época Criação

1 04 2011

Este ano tendo juntado os casais mais cedo que o habitual, vim a deparar-me com uma grande percentagem de ovos não galados na primeiro postura.

Apesar das fêmeas estarem adiantadas, a maioria dos machos ainda não estavam preparados. Tive que rectificar este atraso nos casais e adicionei algumas vitaminas.

Verifico que os esforços que fiz junto dos machos valeu a pena, pois a percentagem de ovos brancos baixou significativamente, e já estou a ter uma boa percentagem de nascimentos.

Não adianta mesmo estar a antecipar o inicio das criações na minha opinião, para alem disso, tenho verificado que normalmente os pássaros das ultimas ninhadas têm sempre melhor plumagem para concurso.

Estou a ficar bastante satisfeito com o desenrolar da criação, estando a trabalhar com 34 casais, na expectativa de atingir um redor de 150 canários este ano, prefiro sempre a qualidade do que a quantidade.

Para já, nasceram-me 36 passarinhos ao dia de hoje, com a curiosidade de ter apenas uma morte contabilizada, não por doença, mas por ter ficado em baixo dos irmãos. Alguns ninhos com passaritos apareceram sujos, e quando isso me acontece uso durante uns 3 dias sulfas com um complexo vitamínico mais completo para debelar a situação, o qual tem resultado.

Em nenhum destes anos tive esta percentagem tão residual de mortes, até ver, o que indica pelo menos que a preparação que fiz aos progenitores foi a ideal.

Acções

Information

Deixe uma Resposta

